sábado, 6 de junho de 2009

Alimentos brasileiros deverão informar os valores nutricionais

Os rótulos dos alimentos brasileiros agora deverão informar as quantidades de todos os seus componentes nutricionais. A exigência está contida na resolução baixada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ser publicada no Diário Oficial da União.

Entre as informações que as embalagens dos produtos deverão disponibilizar, estão as quantidades de calorias, gorduras, colesterol, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, sódio e proteínas contidas nos alimentos.
A medida visa permitir aos consumidores que não tenham dúvidas quanto as características nutricionais dos alimentos que ingerem. As informações, segundo o Ministério da Saúde, permitem aos consumidores comparar e escolher os alimentos a serem ingeridos. Além disso, órgãos internacionais de defesa dos consumidores têm exigido a ampliação das informações nos rótulos das embalagens.

As informações nutricionais também vão ajudar as pessoas com problemas de obesidade e que desejam limitar o consumo de gorduras e colesterol. Elas poderão escolher os alimentos que tenham menores quantidades. Assim como pessoas que desejam uma alimentação rica em ferro e cálcio poderão se basear nos rótulos dos alimentos.

As informações deverão ser apresentadas na forma de tabela, em lugar visível, com letras legíveis, e os componente devemsser listados na mesma ordem em todos os alimentos, conforme modelo estabelecido pelo Ministério da Saúde. A tabela terá formato vertical ou horizontal, conforme o tamanho do rótulo. Esse padrão é utilizado em países como EUA, Espanha, Reino Unido, Portugal e Formosa.

Outra obrigatoriedade será a de que o valor desses nutrientes seja apresentado não só para a quantidade de 100 gramas, como era exigido até então, como também para porções de referência de consumo, uma vez que ninguém consome exatamente 100 gramas de um mesmo alimento.

As porções estão sendo estabelecidas de acordo com a ingestão usual de pessoas maiores de cinco anos em cada ocasião de consumo dentro de uma dieta saudável.

As medidas têm base no que estabelece o Food and Drug Admistration (FDA), órgão responsável pela normatização dos alimentos nos Estados Unidos, e foram adaptadas aos hábitos alimentares dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário