sábado, 6 de junho de 2009

Aplicada na pele, essa mistura de água e terra, riquíssima em minerais, está ajudando a tratar várias doenças


Para embalsamar faraós egípcios e acabar com a cólera que assombrou os russos em 1945 a receita foi a mesma: argila. Até hoje ela é a solução de moradores da roça nordestina para curar queimaduras. Com tantos poderes catalogados na história e apregoados boca a boca, sua aplicação na pele ganhou nome de tratamento — geoterapia — e está sendo indicada por médicos contra inflamações, infecções e até tumores. O sucesso está na composição de minerais, como quartzo e mica, acompanhados de magnésio, ferro, feldspato, potássio, sódio e cálcio — bastante semelhante à do corpo humano. Mas há argilas e argilas. Segundo o Laboratório Municipal de Polícia de Paris, a verde e a branca são as melhores para fim terapêutico. “Elas têm uma concentração ideal de minerais”, confirma o fitoterapeuta Andirásio Donato, de São Paulo.

O grande mérito da argila é fortalecer as defesas do corpo

Derramados sobre a pele da região que se pretende curar, os minerais da argila são absorvidos e passam a atuar em várias frentes, regenerando as células, agindo como antiinflamatórios e estimulando a drenagem linfática. “Com tudo isso o corpo sai fortalecido e tem mais chances de vencer a doença”, garante a médica Maria Lúcia dos Santos, do Centro de Medicina Natural, em Vinhedo, interior de São Paulo, que se vale do método para ajudar a tratar, por exemplo, problemas respiratórios, dores musculares, reumatismo, prisão de ventre, cólica menstrual e até câncer.

Vitória Bergamin, de 2 anos, é prova disso. Depois de tentar uma série de antibióticos contra as infecções de garganta e intestinais da menina, a mãe, a veterinária Hermínia Sanchez Bergamin, partiu para sessões diárias de geoterapia. Deu certo. “A argila esfriava bastante no corpo de Vitória”, conta Hermínia. O pediatra e acupunturista Marcius Mattos Ribeiro Luz, de São Paulo, tem explicação para o fato: “Por meio de seus minerais, ela reequilibra a temperatura local que está alta por causa da inflamação, impedindo que o problema se agrave”. Os médicos naturalistas acreditam que isso tem a ver também com a energia do sol e da terra que o barro carrega.

Por Priscila de Paula Gorzoni

Na clínica e em casa

É bom frisar que a argila é um reforço do tratamento e não ele em si, principalmente no caso de doenças graves. “As aplicações começam na clínica, mas são mantidas em casa”, avisa Eliana Guimarães Pin, fundadora do Centro de Medicina Natural.

Faça você mesmo um medicamento para descongestionar as vias aéreas

Ingredientes:
• Chá de camomila
• Argila verde medicinal em pó
• Recipiente de barro
• Colher de pau
• Ataduras

Modo de preparo:
Despeje 1 xícara de chá de camomila frio no recipiente e acrescente 4 punhados do pó. Misture com a colher de pau até formar uma pasta. Mergulhe, então, uma atadura no preparado e coloque-a sobre o peito. Depois enfaixe a região com ataduras limpas e deixe agir por duas horas. A aplicação do cataplasma deve ser feita duas horas antes ou depois das refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário