sábado, 6 de junho de 2009

Cirurgia das pálpebras (Blefaroplastia)


Indicação:

Com o passar do tempo, as estruturas palpebrais vão se tornando frouxas, levando à um excesso de pele e protrusão das bolsas de gordura que ficam sob as pálpebras. Essas alterações podem ser evidenciadas pelas dobras da pele e pelo abaulamento dessa região, conferindo um aspecto facial de tristeza e cansaço.
A cirurgia das pálpebras corrige estas alterações ao retirar o excesso de pele e reduzir as bolsas de gordura, tornando as pálpebras mais planas e lisas, restabelecendo assim um aspecto facial mais alegre e descansado.
Tipo de anestesia:

A anestesia pode ser local, local + sedação ou raramente geral.
Técnica Cirúrgica - Ilustrações
Tempo de internação:

Até 12 horas, quando usada anestesia local. Pode ser estendido para 24 horas no caso de anestesia geral ou conforme orientação do médico.
Pós-operatório:

Sempre há formação de edema (inchaço) e equimose (manchas vermelhas), que podem variar de intensidade. Geralmente desaparecem na 1a ou 2a semanas. Para que a formação destas seja minimizada utiliza-se compressas geladas de soro fisiológico ou água boricada nos dois primeiros dias pós-operatórios. Outro cuidado importante é evitar o calor (banhos muito quentes, cozinhar, etc.), que favorecem a formação do edema e das equimoses. O sol deve ser evitado por 3 meses (uso de óculos escuros).
Complicações:

São muito raras. Mas como toda cirurgia tem seus riscos, podemos citar: hematoma, infecção, deiscência (abertura da sutura), ectrópio (inversão da pálpebra inferior) e esclera aparente, problemas anestésicos.
Entretanto, quando a indicação da cirurgia é precisa, a técnica cirúrgica bem executada e os cuidados pós-operatórios seguidos, é raríssimo que ocorram complicações.
Resultado definitivo:

Em geral toda cirurgia plástica leva 6 meses para o resultado definitivo, pois é o tempo necessário para o amadurecimento da cicatriz. No caso das blefaroplastias, 80% do resultado pode ser alcançado antes, após 3 meses.
PERGUNTAS FREQUENTES
1) Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e poderá ocorrer em qualquer idade.
2) E as cicatrizes da blefaroplastia são visíveis? Onde se localizam?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.
3) Qual o tipo de anestesia utilizada na blefaroplastia?

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (em alguns casos, poderemos dar uma sedação prévia). Raramente são feitas sob anestesia geral. Reservamos esta última conduta para os casos em que clinicamente está contra-indicada a anestesia local (raros) ou mesmo, quando a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.
4) Há dor no pós-operatório?

Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns.
5) As pálpebras ficam muito inchadas? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) das pálpebras varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros existem que irão atingir este resultado após o 8º dia ou mais. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto e não compromete o resultado final.
6) Qual o período de internação?

Anestesia local: até 12 horas.
Anestesia geral: de 24 horas.
7) Quanto tempo dura a cirurgia das pálpebras ?

Normalmente, em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Mesmo assim, raramente ultrapassam 50 % do tempo básico previsto.
8) O que são as "manchas roxas" observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível. Geralmente somem com 14 dias da cirurgia
9) Quando atingirei o resultado definitivo da blefaroplastia?

Após o 6° mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 50 % do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subseqüentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.
10) Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia das pálpebras ?

Não obrigatoriamente. Somente recomendamos a colocação de compressas frias ( água boricada) por alguns minutos, várias vezes ao dia, ato este controlado pelo(a) próprio(a) paciente, como profilaxia do edema acentuado. Alguns cirurgiões, entretanto, preferem a oclusão dos olhos no pós-operatório.
11) Afinal, o resultado compensa?

Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que V. pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das pálpebras não proporciona rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitas pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia. O cirurgião plástico apenas melhorará esse território prejudicado pelos defeitos estéticos preexistentes. O rejuvenescimento da face implica em outras condutas associadas à blefaroplastia. Os "pés de galinha", mesmo que devidamente operados, nunca desaparecerão, ficando ainda o estigma, devido à ação do músculo orbicular e à perda da elasticidade da pele remanescente.

Recomendações pré-operatórias:
1) Comparecer ao local da cirurgia (hospital, clínica) no horário previsto na sua guia de internação.
2) Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.
3) Não fazer maquiagem no dia da internação
4) Trazer óculos escuros.
5) Na eventualidade de se internar no mesmo dia da operação, venha em jejum de 8 horas. Compareça acompanhado (a) para a internação.
6) Evitar fumar por, ao menos, 15( quinze dias) antes da cirurgia.
7) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina, Bufferin, Melhoral, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15(quinze) dias antes da cirurgia
Recomendações pós-operatórias:
1) Aplique compressas com água boricada ou soro fisiológico frio (algodão embebido em água boricada fria), 10 vezes ao dia, durante 15 minutos, nos 2 primeiros dias.
2) Alimentação livre.
3) Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural.
4) Evitar sol, vento e friagem, por 45 dias.
5) Obedecer à prescrição médica.
6) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina, Bufferin, Melhoral, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15(quinze) dias depois da cirurgia.
7) Volte ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
8) Consulte estas instruções, tantas vezes quanto necessário.
9) Não traumatize nem "coce" os olhos.
Você poderá voltar às suas atividades normais, após 3 dias.

Um comentário:

  1. Luana,
    Infelizmente vi que vc clonou o meu site www.cirurgiaestetica.com.br. Isso além de permitir eu te processar pelos direitos autorais, também é crime! Veja: http://www.cirurgiaestetica.com.br/artigos/politica_de_privacidade.asp
    Favor retirar imediatamente todo o conteudo clonado (texto e desenhos), pois já enviei o seu site para o meu advogado para processá-la. Favor me avisar assim que retirar, para eu avisar meu advogado Não demore, pois ele já está tomando as providencias cabíveis.
    Sem mais Dr. André Colaneri

    ResponderExcluir