sábado, 6 de junho de 2009

Cuidado com as ervas que emagrecem


De uns tempos para cá as ervas passaram a ter outra associação: a de poderosos emagrecedores, lotando as prateleiras de lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.


Entretanto, a maioria dessas plantas, que prometem emagrecimento sem esforço, ainda não tem registro no Ministério da Saúde, e por isso, antes de sucumbir à essas fórmulas, é bom conhecer essas ervas primeiro.

Alcachofra e boldo
Alcachofra e boldo aumentam a fabricação da bílis, que atua como um detergente no organismo e auxilia na quebra das gorduras durante a digestão.

Garcínia
A garcínia possui uma substância chamada ácido hidrocítrico, que induz a quebra da gordura. Mas ainda há muita polêmica sobre sua eficácia: a quantidade de calorias perdidas neste processo não é considerada significativa.

Cáscara-sagrada
A planta age no intestino com efeito laxante, fazendo com que os alimentos digeridos sejam eliminados rapidamente, o que também reduz a absorção dos nutrientes, mas há quem afirme que a cáscara sagrada agride o órgão. Estudos indicam ainda que o intestino fica dependente e não funciona mais sozinho.

Carqueja
A carqueja tem leve efeito diurético e ajuda na digestão. Acredita-se também que possa diminuir a entrada de glicose no organismo.

Fucus
Um tipo de alga que, ao se misturar com a água, daria a sensação de estômago "cheio". O fucus é também fonte de iodo e poderia ativar o metabolismo da tiróide. É contra-indicado para quem tem pressão alta e problemas na tiróide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário