sábado, 6 de junho de 2009

Doença vascular aterosclerótica pode estar associada à osteoporose ou osteopenia na pós-menopausa

Pesquisadores do departamento de medicina do New York Medical College (EUA) analisaram retrospectivamente os registros médicos de 101 mulheres na pós-menopausa de uma casa de repouso com o objetivo de investigar se existe uma associação entre osteoporose ou osteopenia e doença vascular aterosclerótica (AVD), doenças comuns nesta população.

Os resultados do estudo, publicado na edição de setembro/outubro de 2006 da revista científica “Archives of Gerontology and Geriatrics”, mostram que, das 101 mulheres analisadas, 51 apresentavam osteoporose ou osteopenia e 50, BMD normal. A densidade foi medida por DEXA, obtido de um banco de dados com radiologia computadorizada, e foi considerada baixa quando ≥1,5 do desvio padrão entre a média de uma coorte de mulheres jovens.

De acordo com o texto, a idade média e a prevalência de tabagismo, hipertensão, diabete melito e hipercolesterolomia não foram significativamente diferentes entre os grupos. Entretanto, um percentual maior de mulheres com osteoporose ou osteopenia apresentou AVD. “AVD esteve presente em 31 das 52 mulheres (51%) com osteoporose ou osteopenia e em 19 das 50 mulheres (38%) com BMD normal”, afirmam os autores do estudo, Gayatri Gupta e Wilbert Aronow, no artigo. Segundo eles, AVD foi diagnosticada quando havia doença arterial coronariana documentada, doença cerebrovascular ou doença arterial periférica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário