sábado, 6 de junho de 2009

Mamoplastia de aumento (Prótese de Mama)


A mamoplastia de aumento, conhecida também como cirurgia da prótese de mama, é indicada para os pacientes com mamas pequenas ou que após amamentação tiveram grande redução do volume mamário, sem que houvesse ptose da mama (queda da mama).
Durante algum tempo especulou-se que a prótese de silicone poderia trazer prejuízo à saúde da mulher (câncer de mama, doenças reumáticas, etc.). Após extensos estudos realizados pelos Estados Unidos, ficou comprovada a inexistência destes malefícios.
É recomendável a troca periódica das proteses para se evitar o desgaste das mesmas. Devido à crescente qualidade das proteses, estima-se que a troca deverá ser realizada em torno de 20 anos.

Tipo de anestesia:

Local com sedação, peridural ou geral.
Técnica Cirúrgica:

A prótese de mama pode ser colocada através de 3 incisões diferentes (periareolar = envolta da aréola, submamária = no sulco da mama ou axilar = através da axila). A localização da prótese também pode ser em dois espaços diferentes: embaixo da glândula ou abaixo do músculo.
Cada método tem suas vantagens e desvantagens, devendo ser a escolha feita em conjunto pelo médico e paciente, após discussão sobre os prós e contras de cada técnica.
1. Anestesia local com sedação ou geral.
2. A incisão é feita no local pré determinado (periareolar, submamária ou axilar).
3. Descola-se o plano em que a prótese será colocada, formando um espaço vazio (sob a glândula ou sob o músculo).
4. Insere-se a prótese na mama.
5. Sutura-se a gordura e a pele.

OBS: Geralmente deixa-se um dreno para que as secreções formadas nos primeiros dias não fiquem coletadas junto à prótese.
Tipos de próteses de mama:

Há vários tipos e modelos de próteses de mama, cada uma com uma indicação dependendo do tipo de mama da paciente e do plano a ser colocado (subglandular ou submuscular).
As próteses de mama podem variar de perfil, de conteúdo e de envoltório. O perfil (forma) pode ser redondo (baixo,moderado, alto) ou anatômico ("gota"), conforme a projeção da prótese. O conteúdo pode ser de silicone ou de soro fisiológico (prótese salina). O envoltório da prótese também pode variar, sendo texturizado ou liso.
A escolha da prótese de mama ideal será feita na consulta médica, quando o cirurgião examinará a paciente e escolherá a melhor prótese para produzir um melhor resultado para o aumento das mamas, que em cada paciente é diferente.
Geralmente no Brasil se escolhe a prótese de silicone, texturizada, redonda ou anatômica.
Tempo de internação:

De 12 a 24 horas.
Pós-operatório:
O pós-operatório da mamoplastia de aumento costuma ser tranqüilo, pouco doloroso. Deve-se evitar esforços com os braços por 1 mês. O dreno é retirado geralmente no 1o ou 2o dia pós-operatório.
Complicações:

Apesar de raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, extrusão da prótese, contratura da cápsula que é formada ao redor da prótese e problemas anestésicos.
Resultado definitivo:
O resultado quanto à forma já é bastante evidente no pós operatório.. Durante o primeiro mês há a redução do edema (inchaço) e a cicatrização ganha força. Como toda Cirurgia Plástica, o resultado definitivo da mamoplastia de aumento se dá após os 6 meses, devido ao amadurecimento da cicatriz.
PERGUNTAS FREQUENTES
1) A Mamoplastia de Aumento deixa cicatrizes?

Toda cirurgia deixa cicatrizes. Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar as cicatrizes em locais disfarçados. A cicatriz costuma ser pequena e de boa qualidade, o que somado à uma localização oculta a torna bastante discreta. O tamanho da cicatriz será o menor possível para colocar a prótese de mama, geralmente 4cm.
2) Onde se localizam as cicatrizes?

Alguns cirurgiões as situam no sulco formado entre a mama e o tórax. Outros, na área da aréola, e até mesmo na axila. O tamanho das cicatrizes é o mesmo, independente do local, pois é o menor tamanho que possibilite a colocação da prótese de mama escolhida (geralmente 4 cm para próteses em torno de 260 ml).
3) Ouvi dizer que algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis.

Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes, como já o dissemos, nos facilitará o prognóstico cicatricial. Essa tendência genética influenciará na cicatriz independentemente da localização na mama ou axila.
4) Existe correção para as cicatrizes hipertróficas nas mamas?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com as características do período inicial da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida conosco e nunca com terceiros que, como você, "também estão apreensivos quanto ao resultado final".
5) Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência depois de colocadas as proteses?
As mamas podem ter seu volume aumentado através da cirurgia de prótese de mama. Além disso, almejamos melhorar sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois dispomos de vários tamanhos de peças de silicone a serem introduzidas. Existe uma harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia.
A prótese de mama tem uma consistência maior do que o tecido normal da mama, logo para pacientes com pouca glândula é comum um certo grau de aumento da consistência das mamas após a colocação das próteses.
6) Posso escolher a forma da Prótese que quiser?

Cada paciente difere entre si em relação ao volume, consistência e forma das mamas. Logo, não é porque uma amiga ou modelo colocou certo tipo e volume de prótese de mama que você colocará igual. Uma prótese de mama de 260 ml pode ser ideal para uma paciente de 1,65m, mas poderá ser grande para outra de 1,50m de biótipo magro. Logo, cada paciente tem uma prótese de mama ideal, que será escolhida em consulta após o exame minuncioso das mamas e do biótipo da paciente.
7) Existe risco da Prótese de Mama estourar?

As próteses de mama são de material bastante resistente e distensível. Um trauma teria que ser muito forte para estoura-las. No caso de uma rotura por trauma, provavelmante a prótese ajudaria a evitar maiores danos ao pulmão e costelas, por atuar como um absorvente do impacto. Neste caso, a prótese poderia ser trocada pela mesma cicatriz da mamoplastia de aumento.
8) Quando atingirei o resultado definitivo da Mamoplastia de Aumento?

Apesar do resultado imediato ser muito bom (70%), somente no período tardio é que as mamas atingirão sua forma definitiva ( após 6 meses). A maior parte do edema (inchaço) sai depois de 2 meses da colocação das próteses, sendo este o período de maiores mudanças na forma das mamas.
9) No caso de nova gravidez, o resultado permanecerá ou ficará prejudicado?

Durante a gravidez a mama aumenta, reduzindo após a lactação. Isto leva à distensão da pele, que poderá não retornar ao normal após a lactação. Caso isso aconteça poderá ocorrer uma ptose (queda) da mama. A prótese em si não sofre alterações com a gravidez ou amamentação.
10) A prótese de mama interfere na amamentação?

Não. Tanto a prótese colocada submuscular, quanto a submamária ficam situadas abaixo da glândula, não interferindo de nenhuma forma no crescimento mamário durante a gravidez e na amamentação.
11) O pós-operatório desta cirúrgica é doloroso?

Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados. A prótese de mama colocada abaixo do músculo é mais dolorosa do que colocada acima.
12) Há alterações de sensibilidade das mamas, após a Mamoplastia de Aumento?

É comum alguma alteração da sensibilidade após a introdução das próteses de mama. Geralmente há um retorno progressivo da sensibilidade das mamas até a normalidade, o que poderá demorar alguns meses.
13) Há perigo na Mamoplastia de Aumento?

Raramente a cirurgia plástica de mamoplastia de aumento sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar devidamente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública.
14) Qual o tipo da anestesia utilizada?

Anestesia local com sedação, peridual ou geral. Depende do caso.
15) Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

A mamoplastia de aumento dura em média de 90 minutos até 120 minutos, se necessário for.
16) Qual o período de internação?

24 horas (anestesia geral )
12 horas (anestesia local com sedação)
17) Quando poderei retornar a minha ginástica?

Geralmente após 60 dias, com exercícios progressivos.
18) Quando são retirados os pontos?

Geralmente são utilizados pontos que são retirados até o décimo dia pós-operatório.
19) São usados drenos na Mamoplastia de Aumento?

Drenos de aspiração podem ser usados para evitar o acúmulo de secreção ao redor da prótese da mama. Geralmente são retirados entre 24 e 48 horas depois da cirurgia.
20) A mamoplastia de aumento corrige a flacidez da mama?

A prótese de mama serve para aumentar o volume da mama, preenche-la. No caso de um pequeno excesso de pele, será corrigido. Porém, em caso de grande flacidez (ptose-queda), será necessário retirar pele, podendo ou não ser colocada a prótese no intuito de aumentar o volume da mama.
21) O que vem a ser retração da cápsula da protese de mama?

É uma retração exagerada da cápsula fibrosa do organismo (que se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Certo percentual de casos poderá estar sujeito à tal retração; entretanto, se isto ocorrer em grau acentuado, as próteses de mama poderão e deverão ser retiradas, através das mesmas cicatrizes, em ato cirúrgico simples, sob anestesia local. Cirurgião e paciente, poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de próteses menores ou outra conduta que melhor se adapte ao caso, no mesmo ato ou em tempo posterior.
A retração da cápsula nunca reflete imperícia do cirurgião, mas sim, um comportamento anômalo do organismo das pacientes que a apresentam. Sua ocorrência gira em torno de 5% dos casos. Os leigos costumam chamar de "rejeição" a contratura da cápsula, porém a mamoplastia de aumento não produz a verdadeira rejeição, por ser o silicone inerte e não levar à produção de anticorpos.
22) A protese de mama deverá ser trocada, quando?

A prótese sofre um desgaste como tempo e deverá ser trocada. Devido ao grande desenvolvimento tecnológico dos materiais utilizados nas próteses mamárias, acredita-se que as próteses de hoje deverão ser trocadas depois de 20 anos.
23) É possivel associar outra plástica à Protese de mama?

Sim. É muito comum a associação outras de cirurgias plásticas com a mamoplastia de aumento, como, por exemplo, a rinoplastia, lipoaspiração, abdominoplastia. A possibilidade de associar mais de duas cirurgias será avaliada pelo cirurgião, tendo em vista a extensão da cirurgia.
24) É possível haver rejeição da Prótese de Mama?

Não existe rejeição da prótese. A rejeição, para os médicos, é quando há formação de anticorpos contra alguma estrutura (por exemplo, em um transplante). Como o silicone é inerte, não leva à produção de anticorpos, não há rejeição. O que geralmente os leigos chamam de rejeição da prótese de mama é na verdade a contratura da cápsula, formada em torno da prótese.
25) Existe risco de quelóide na Prótese de Mama?

Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes, como já o dissemos, nos facilitará o prognóstico cicatricial. Essa tendência genética influenciará na cicatriz independentemente da localização na mama ou axila.
Recomendações pré-operatórias:
1. Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe, indisposição ou febre.
2. Internar-se no hospital ou clínica indicada na Guia de Internação, obedecendo ao horário estabelecido.
3. Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia.
4. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 14 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
5. Não tomar quaisquer medicamentos que contenham ácido acetil salicílico por pelo menos 14 dias antes da cirurgia (aspirina, AAS, melhoral, buferin, doril, etc.).
6. Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 20 dias.
7. Se você fuma, evite fumar ao menos nos 15 dias que antecedem a cirurgia.
8. Manter jejum completo de 8 horas antes da cirurgia.
Recomendações pós-operatórias:
1. Evitar esforços nos 30 primeiros dias.
2. Não movimentar os braços em excesso. Obedeça às instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar, relativas à movimentação dos membros superiores ou massagens.
3. Evite molhar o curativo, até que seja autorizada a fazê-lo.
4. Não se exponha ao sol ou friagem, até 2ª ordem.
5. Obedecer à prescrição médica
6. Alimentação normal (salvo casos específicos, que receberão orientação).
7. Não tomar quaisquer medicamentos que contenham ácido acetil salicílico por pelo menos 14 dias depois da cirurgia (aspirina, AAS, melhoral, buferin, doril, etc.).
8. Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de olvidar-se que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.
9. Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas eventuais dúvidas.
Prótese de Mama, qual a ideal para mim?

Talvez esta seja a pergunta mais freqüente que recebo, seja em consulta, por amigos ou pelo e-mail do meu site cirurgiaestetica.com.br. Ela vem muitas vezes acompanhada da observação: "Minha amiga colocou X ml e ficou ótima, quero igual!". Mas será que se colocarmos a prótese igual à da amiga ficaremos igual a ela?
Infelizmente não, a medicina não é tão simples assim. Cada paciente tem diferentes pesos, alturas, biótipos, tipos de mamas, histórico de filhos, histórico de amamentação, expectativas e desejos quanto ao resultado a ser obtido. Sendo assim, uma prótese igual a da sua amiga poderá ficar muito diferente da qual idealiza para você, mesmo que o peso e altura de vocês sejam iguais!
Há também inúmeras variáveis a serem observadas. Existem muitos tipos de próteses diferentes: perfil baixo, perfil moderado, perfil alto, perfil anatômico, prótese lisa, prótese texturizada, prótese de poliuretano. Sobre o material do interior da prótese pode ser de silicone ou salina (soro fisiológico). Não bastasse isso, ainda podemos escolher o plano de colocação abaixo do músculo ou acima do músculo e colocar a cicatriz na axila, na aréola ou abaixo da mama! E tudo isso pode ser associado de maneira independente, podendo ser escolhido um tipo de prótese, um tipo de cicatriz e um local para colocação da prótese que se adapte melhor a cada paciente.
Aquela outra pergunta costumeira: "É verdade que a prótese abaixo do músculo é mais natural?", nem sempre é verdade. De maneira geral, para as pacientes que têm mamas muito pequenas, praticamente sem glândula, a prótese abaixo do músculo dá um resultado mais natural, visto que o músculo peitoral maior recobre a prótese, disfarçando o contorno desta. Porém, para pacientes que têm um volume razoável de glândula, a prótese acima do músculo pode ficar mais natural, devido à sua maior mobilidade com a mama, o que não costuma ocorrer na prótese abaixo do músculo.
As expectativas das pacientes também são igualmente variáveis. Algumas querem apenas um leve aumento da mama, outras pretendem ficar mais sensuais, há também aquelas que pretendem apenas repor o volume que perderam após a amamentação.
Porém, infelizmente nem todas podem ter um leque tão amplo de escolha. Há também as limitações técnicas, como por exemplo: a cicatriz peri-areolar não pode ser usada em pacientes com aréolas muito pequenas. Outra: a prótese de perfil anatômico não pode ser colocada pela axila, etc.
Sendo assim, diante de tantas variáveis e diferenças, o melhor a fazer é procurar um cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com expertise em prótese de mamas e consultar-lhe. Juntos, somando suas expectativas e o conhecimento dele, chegarão a uma escolha mais acertada da melhor prótese para o seu caso!

Um comentário:

  1. Luana,
    Infelizmente vi que vc clonou o meu site www.cirurgiaestetica.com.br. Isso além de permitir eu te processar pelos direitos autorais, também é crime! Veja: http://www.cirurgiaestetica.com.br/artigos/politica_de_privacidade.asp
    Favor retirar imediatamente todo o conteudo clonado (texto e desenhos), pois já enviei o seu site para o meu advogado para processá-la. Favor me avisar assim que retirar, para eu avisar meu advogado Não demore, pois ele já está tomando as providencias cabíveis.
    Sem mais Dr. André Colaneri

    ResponderExcluir