segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mantenha a pele bronzeada


O verão chegou, e com ele corpos e peles à mostra. Mas para conseguir um bronzeado perfeito é preciso preparar a pele para antes, durante e depois à exposição ao sol. Isso, é claro, sem esquecer a proteção, como alertam os dermatologistas. O problema é sério e o sol em excesso causa envelhecimentos e câncer de pele.

Comece preparando o organismo para receber e manter um bronzeado. Adote uma alimentação rica em carotenóide, susbtância encontrada no mamão, cenoura e abóbora, que ajuda num bronzeamento mais acelerado. Incluir no cardápio as frutas acerola, kiwi, limão e laranja, que ajudam a combater o envelhecimento da pele.

Depois de temperado o organismo, é hora de receber o sol, mas não adianta ter pressa: um bronzeamento uniforme e perfeito é alcançado somente a partir do quinto dia de exposição solar. A durabilidade do bronzeado só será possível quando a pele estiver protegida e preparada para receber o sol.

Mas, atenção: nunca se exponha ao sol sem antes usar um protetor solar, que deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. Pessoas com pele muito clara, que raramente se queimam, devem usar fator 40 ou 50 de proteção. Já as de pele clara, mas que se queimam, devem começar usando um fator 30 de proteção. O rosto, por ser uma região mais sensível, deve receber fator acima de 30. As peles morenas, que se bronzeiam facilmente, também não estão imunes e devem usar protetor solar, de preferência um fator mais baixo.

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a ter a cor dourada do verão:

Para que o protetor faça efeito, ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol. Nucas e orelhas devem receber uma proteção redobrada, assim como os lábios, cuja pele resseca facilmente, com fator 15. O produto deve ser aplicado há cada duas horas ou sempre que a pessoa sair da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário