sábado, 6 de junho de 2009

Óculos, saúde e estilo pessoal

Hoje, no Brasil, quase 60% da população brasileira entre 18 e 40 anos usa óculos.

Esse objeto criado para ajudar no tratamento dos males da visão, hoje é largamente utilizado com objetivos estéticos e ganharam até cores em suas lentes.

Mas, ainda há muita gente que não gosta de usar óculos com grau, necessários à correção de problemas de visão.

Esse preconceito em relação aos óculos pode ser revertido se a pessoa olhar para os óculos como mais que um simples objeto de correção de visão, mas como um acessório que pode fazer parte de seu estilo pessoal.

Basta observar hoje, quantas pessoas já criaram um estilo com o acessório. Tudo depende da hora da aquisição dos óculos. Além de ter total cuidado com as lentes que se adquire, é preciso saber escolher a armação adequada.

Um modelo colorido, ousado e excêntrico, de bom gosto, "fala" muito de quem o está usando. Mas, armações a sobriedade de muitas armações pode também transmitir a imagem que se quer de si mesmo.

Veja algumas dicas para acertar na escolha. Primeiramente, observe se o apoio nasal é confortável e se os óculos emolduram seu rosto, em vez de escondê-lo.

Para graus muito elevados são preferíveis as armações pequenas, senão as lentes ampliam os olhos e acentuam as marcas de expressão, olheiras e bolsas. Quanto menor a armação, mais natural ficará a expressão.

Os óculos precisam ficar sempre um pouco abaixo das sobrancelhas e devem combinar com seu formato.

Quem não usa maquiagem pode adotar óculos que fiquem 1 milímetro abaixo das sobrancelhas. Quem prefere maquiagem mais pesada deve optar por armações que fiquem 3 milímetros abaixo das sobrancelhas: assim as lentes não vão interferir tanto e a maquiagem parecerá mais natural.

É um erro pensar que um rosto grande e largo pede armação grande. Quanto menores os óculos, mais simpático o resultado.

Rosto com testa grande pede óculos de cores claras: as armações escuras chamam a atenção para cima, para a testa.

Quem tem rugas de expressão muito acentuadas deve evitar óculos arredondados e usar armações retas ou semi-retas que "puxam tudo para os lados".

E, se você tem nariz grande, evite travessão (aquela parte central dos óculos) escuro e com muitos detalhes.

Além de seguir essas dicas, o ideal é você ir até uma loja especializada e conversar com os vendedores, que podem orientá-lo melhor sobre o tipo de óculos que mais combina com você.

Lentes - Mas, se você, mesmo assim, detesta o uso de óculos, pode então recorrer às lentes de contato.

Hoje há um grande número de linhas desse produto no mercado e muitas delas com excelente qualidade. Basta saber escolher e tomas alguns cuidados na hora da compra.

Até porque, além de querer um produto confiável, a pessoa quer ter a garantia que a lente vai ter a mesma aficácia que os seus óculos de grau.

Entre as várias linhas de lentes que há no mercado, pode-se destacar as hidrofílicas (mais conhecidas como gelatinosas), que permitem dormir com elas e já acordar enxergando, por exemplo.

Há também as lentes descartáveis, que podem durar apenas um dia ou uma semana, uma quinzena e até um mês.

Há também as lentes tóricas, que podem corrigir vários tipos de problema de visão, inclusive astigmatismo.

De modo geral, as lentes para miopia corrigem de 0,25 a 14; para hipermetropia, de 0,25 a 6; e para astigmatismo, de 0,75 a 5 graus.

A vedete entre as novidades é a bifocal descartável, lançada em novembro passado. É a única que corrige miopia ou hipermetropia junto com a presbiopia (mais conhecida como "vista cansada"), até 4 graus. Só não corrige astigmatismo.

Há muitas novidades e por isso, antes de comprar, é preciso consultar o oftalmologista sobre a que mais se adequa à sua situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário