segunda-feira, 29 de junho de 2009

Proteja sua pele do frio

O frio chegou e junto com ele as peles ressecadas. Depois de um dia inteiro tremando de frio você chega em casa e se rende a um bom banho quente, com muito vapor. Esse é o principal causador do ressecamento da pele e explica porque ela sofre mais neste período do ano.

O calor da água provoca a rachadura da pele, mas não é só o banho quente o grande vilão da pele no inverno. Vento frio, baixa umidade do ar, roupas pesadas e fechadas também massacram a pobre da nossa pele. Para resistir a todas esss agressões, a pele lança mão de um sistema de defesa natural e torna-se mais espessa.

Ao engrossar, uma camada áspera atinge joelhos e cotovelos, e bolinhas salientes pipocam no bumbum, braços e coxas. O ressecamento geral faz as áreas mais delicadas do corpo descamar.

Para amenizar o problema, os dermatologistas são unânimes e aconselham tomar banhos mornos e rápidos, evitar roupas justas e dispensar o uso diário de duchas. Os cosméticos também são poderosos aliados, com hidratantes com fórmulas cada vez mais eficientes. Aqui vão algumas dicas para hidratar a pele neste inverno:

Tirar as bolinhas dos braços, coxas e bumbuns

Evite ao máximo o uso de blusas e calças muito justos enquanto o problema estiver agravado. Também prefira tecidos de algodão e não sintéticos, que causam irritação.

No chuveiro, aposte em sabonetes hidratantes e suaves, mas não passe-os diretamente sobre a pele para não irritar os folículos pilosos (as famosas bolinhas na pele). Depois do banho, hidrate as partes prejudicadas com cremes à base de uréia ou lactato de amônia.

Para completar, use um exfoliante suave e que contenha esferas arredondadas, como sementes de damasco, sobre a pele úmida. Aplique-o uma vez por semana fazendo massagem, mas não faça força nem esfregue demais para não machucar a pele. O objetivo é afinar, eliminando as células mortas e as bolinhas.

Acabe com o ressecamento e a descamação

Primeiro, encurta o tempo embaixo do chuveiro. Um banho morno, de cinco minutos, é o suficiente para limpar o corpo. A ação do vento, do frio e da falta de umidade, aliada ao uso de sabonetes alcalinos em banhos quentes, desequilibra o manto hidrolipídico da pele (camada de óleo e água que recobre a superfície cutânea).

Use sabonete líquido (comparado com a versão em barra é mais suave e com pH parecido com o da pele), formulado com substâncias hidratantes. Depois, aplique um óleo corporal. Deslize-o na pele úmida e em seguida, tome uma ducha rápida para retirar o excesso. Ao se enxugar, não esfregue a toalha.

Aplique hidratante todos os dias, de preferência depois do banho, porque as células da camada superficial estão embebidas em água, o que facilita a penetração do produto. Passe-o em movimentos suaves e ascendentes, assim a circulação sanguínea será ativada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário