sábado, 6 de junho de 2009

Redução dos Pequenos Lábios Vaginais (Ninfoplastia)


A cirurgia para a redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia, é indicada para as pacientes que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, ou seja, aumento do tamanho destes. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, é muito comum pacientes que apresentam os pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho, levando a um constrangimento com seus parceiros sexuais.

A cirurgia visa à redução dos pequenos lábios, tornando-os de tamanho normal, porém sem reduzi-los de forma exagerada. Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de também ajudar na lubrificação local. A redução exagerada desta estrutura poderá acarretar ressecamento, principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal fica menos eficaz.


Indicação:

Aumento dos pequenos lábios vaginais, acarretando desconforto ou constrangimento pela genitália feminina.


Tipo de anestesia:

A ninfoplastia é realizada com anestesia local e sedação. A cirurgia demora cerca de 40 minutos.


Tempo de internação:

A alta é no mesmo dia, depois de 6 horas do término da cirurgia.


Pós-operatório:

O pós-operatório da redução dos pequenos lábios vaginais não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A volta ao trabalho poderá ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 21 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis.

A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação desta estrutura.


Complicações:

Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos).


Resultado Definitivo:


Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de 2 meses da ninfoplastia.


PERGUNTAS FREQUENTES

1) Quando é indicada a Ninfoplastia (redução dos pequenos lábios vaginais)?

A ninfoplastia é indicada para as pacientes que apresentam aumento dos pequenos lábios vaginais e que se queixam de constrangimento ou desconforto.


2) Qual anestesia é usada?

Local com sedação. A alta é no mesmo dia.


3) Quanto tempo dura a cirurgia?

A ninfoplastia dura em torno de 40 minutos.


4) Qual o tempo de internação?

A alta é no mesmo dia da cirurgia. O retorno ao trabalho poderá ser depois de 3 dias.


5) Existem cicatrizes?

Toda cirurgia em que é realizada uma ressecção, ou seja, redução de alguma estrutura, deixa cicatriz. Porém, a cicatriz nos pequenos lábios vaginais fica pouco perceptível, devido à localização delas e do tipo de pele local.


6) São dados pontos?

A sutura é feita com fios absorvíveis, ou seja, não precisa tirar os pontos, pois eles caem sozinhos.


7) Existe o risco de perder a sensibilidade?

A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ficar alterada transitoriamente. Porém a sensibilidade do clitóris, responsável pela maior parte da sensibilidade sexual, não é alterada visto que em nenhum momento da cirurgia há manipulação do clitóris.


8) Existe algum risco de ter problemas no parto?


A ninfoplastia não altera em nada uma possível gravidez ou parto.


9) O pós-operatório da ninfoplastia pé doloroso?

Não é comum a dor pós-operatória intensa. Pode haver sim um desconforto, principalmente devido ao inchaço local, porém resolvido facilmente com antiinflamatórios e analgésicos comuns.


10) Quando é alcançado o resultado definitivo?

O resultado definitivo da ninfoplastia é alcançado depois de 6 meses, com qualquer cirurgia plástica. Porém, depois de 2 meses já se obtém 80% do resultado.


11) Quando poderei fazer exercícios físicos?

O retorno ás atividades físicas poderá ocorrer depois de um mês da cirurgia, com atividades menos intensas e progressão paulatina até os grandes esforços.


12) Depois de quanto tempo da ninfoplastia poderei ter relações sexuais?


As relações sexuais deverão ser evitadas por pelo menos 21 dias, sendo o retorno sem traumatismos o com uma boa lubrificação da genitália.


Recomendações pré-operatórias:

1) Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe ou indisposição.
2) Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado.
3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições exageradas na véspera da cirurgia.
4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer de que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 14 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
5) Manter jejum de oito(8) horas antes da hora marcada da cirurgia.
6) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15(quinze) dias antes da cirurgia.


Recomendações pós-operatórias:

1) Evitar esforços por 30 dias.
2) Evitar relações sexuais por pelo menos 21 dias.
3) Evitar banhos muito quentes e demorados por 30 dias.
4) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15(quinze) dias depois da cirurgia.
5) Alimentação normal (salvo em casos especiais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário