sexta-feira, 5 de junho de 2009

TPM: como evitar o inchaço

Você é daquelas mulheres que, por cinco ou seis dias, todos os meses, usa um guarda-roupa especial, com calças e saias um número maior e sutiãs de melhor sustentação? A vida também muda, você não dorme de barriga para baixo, evita marcar médico nesse período e odeia colocar maiô nessa fase? Não se preocupe: você sofre de um problema comum durante o período pré-menstrual: o inchaço.


A retenção de líquidos, mais conhecida como "inchaço", é um dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Nessa época, o corpo passa por alterações hormonais que interferem na produção de algumas substâncias, entre elas a aldosterona, que tem a função de regular a quantidade de sal no organismo. Já reparou como o sal de cozinha da sua casa absorve a umidade do ambiente? Ele age do mesmo modo no seu corpo: retém o líquido e você faz menos xixi do que deveria. Resultado: barriga e seios inchados, dor e dificuldade para fechar as mãos, sapatos que não entram.


Antes da hora H

Beba muita água. Os rins funcionam melhor, o que é um incentivo para eliminar o excesso de líquidos. "Também vale comer frutas ricas em água, como melancia, melão e pêra", sugere Anita Sacs, nutricionista e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Evite café, chá, refrigerantes e chocolate. Eles causam irritabilidade (têm xantina e metilxantina), o que faz o inchaço incomodar mais.

Pratique exercícios: eles aumentam a circulação linfática, que elimina o excesso de líquidos do organismo.
Faça do-in para aliviar o sintoma. Cruze as pernas, apoiando o pé esquerdo sobre a coxa direita, de forma a ver o ossinho do lado interno do tornozelo. Meça quatro dedos acima do ossinho e aperte esse ponto, que provavelmente estará dolorido. Pressione por cinco minutos e repita na outra perna. "O ideal é fazer todas as manhãs, no período pré-menstrual", ensina o terapeuta Aluisio Monteiro.

Diminua a quantidade de sal da comida no período pré-menstrual, ou seja, quando você começa a ter sintomas da TPM. Coma alimentos diuréticos. Por exemplo: alface, agrião, morango ou chuchu.

Para algumas pessoas, beber mais água, corrigir a alimentação e fazer exercícios não é suficiente. Nesse caso, é importante procurar um médico. "Quando o inchaço interfere no dia-a-dia, pode-se receitar um diurético para o período pré-menstrual", explica a ginecologista Nilka Donadio. Mas esses medicamentos são perigosos, pois podem abaixar demais a pressão arterial, por isso não devem ser tomados a longo prazo ou sem orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário