quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Prática regular de ioga é associada a melhores hábitos alimentares

Os adeptos da ioga têm um motivo a mais para praticá-la regularmente. Além de ajudar a buscar equilíbrio emocional e a trabalhar o corpo, também está associada a melhores hábitos alimentares. De acordo com um estudo americano realizado pelo do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, a ioga faz com que as pessoas comam conscientemente, relação não observada com outros tipos de atividade física, como caminhar e correr.

Os pesquisadores haviam constatado que pessoas de meia-idade envolvidas com a técnica milenar indiana ganharam menos peso durante o período de dez anos de análise. Decidiram, então, trabalhar com a hipótese de que isso não era apenas um resultado de colocar o corpo em ação, mas da consciência adquirida por meio da ioga.

Para comprovar a suposição, mais de 300 pessoas de Seattle, nos Estados Unidos, responderam a um questionário. A ideia era contar com participantes fisicamente ativos e com peso médio dentro da normalidade. Mais de 40% praticavam ioga por mais de uma hora por semana, 46% caminhavam ao menos 90 minutos semanais e 50% se dispunha a fazer exercícios moderados ou árduos acima de 90 minutos por semana. Mais de 80% dos voluntários eram mulheres, com média de 42 anos.

O índice de massa corporal (IMC) era menor em quem se dedicava à ioga (média de 23,1, enquanto os outros obtiveram 25,8) e as pontuações mais altas do questionário de consciência alimentar foram associados a um menor IMC, o que sugere que comer o necessário, sem se render a impulsos de ansiedade e depressão, por exemplo, desempenha um papel importante na manutenção do peso a longo prazo.

"Essa capacidade de ser calmo e atento durante o desconforto físico da ioga ensina como manter a calma em outras situações desafiadoras, como não comer mais, mesmo quando o alimento é gostoso, e não comer quando você não estiver com fome", disse o pesquisador Alan Kristal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário